Prefeitura e Lions Clube iniciam testes de visão nas escolas

prefeitura 008

Iniciou na segunda-feira (16) o Projeto de Visão, uma parceria entre as Secretarias de Saúde, de Educação e o Lions Clube, a ação faz parte do Programa Saúde na Escola, das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação. Todos os alunos das séries iniciais das escolas municipais e estaduais participam do exame, o qual a criança precisa identificar figuras a uma distância de cerca de cinco metros. Caso algum problema seja detectado, a criança é encaminhada para uma avaliação especializada.

De acordo com a presidente do Lions Clube de São Pedro do Sul, Rubia Aita Xavier, a visão é uma das metas do Lions Clube Internacional. Este projeto iniciou em São Pedro do Sul há 24 anos visitando as escolas da cidade, sob a coordenação da companheira Leão, Editi Piussi. “As companheiras e domadoras anualmente visitam as escolas estaduais e municipais da cidade e do interior, fazendo testes de acuidade visual nas crianças de séries iniciais”, lembra a presidente, que desta a parceria de todos os anos com a Prefeitura Municipal.

Neste ano devem ser realizados em torno de 500 exames, os primeiros a receber os integrantes do Projeto, foram os alunos do pré A e B da Escola Municipal e Educação Infantil Zilda Arns Neumann. Nesta primeira etapa apenas as escolas do interior ficaram de fora, para estes alunos

Caso o teste apresente problemas na visão dos alunos, a escola é orientada a procurar os pais e informar que eles devem procurar o médico do seu ESF, este por sua vez prescreverá uma consulta a um especialista. A Prefeitura leva o paciente para a consulta da especialidade em Faxinal do Soturno, se for comprovada a necessidade de usar óculos, o Lions Clube poderá fornecer, caso seja comprovada a carência econômica.

A presidente Rubia lembra que estes testes podem realizados em adultos. Para isso é preciso entrar em contato com a coordenadora do projeto na entidade, Iris Luttjohann.