Departamento de Cultura está funcionando na Casa de Cultura

Mariana

Desde janeiro o Departamento de Cultura está funcionando na Casa de Cultura. A Cultura deixou de ser veiculada a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e a partir da lei nº 2709/2017 passou a pertencer a Secretaria de Administração. A diretora do Departamento, Mariana Binato de Souza conta como foi esta transição e os novos desafios.

 1) Qual o motivo da mudança para a Casa de Cultura?

Até Agosto de 2017 este Departamento era vinculado a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo, porém a partir da lei nº 2709/2017 estes departamentos foram desmembrados e a Cultura passou a pertencer a Secretaria de Administração.

Houve então a partir de janeiro de 2018 a necessidade de que houvesse uma pessoa a frente deste departamento e uma sala que pudesse acolher o trabalho a ser realizado, nada melhor que a própria Casa de Cultura para ser o espaço escolhido, em um local central e de fácil acesso da população.

Coloquei-me a disposição do Prefeito Victor para trabalhar neste departamento de maneira exclusiva, pois vejo a necessidade de haver uma maior dedicação e por ser minha área de atuação desde as pesquisas da Graduação em Artes Visuais e no Mestrado em Arte e Tecnologia. Busco assim a possibilidade de conseguir uma maior captação de recursos além de poder dedicar mais tempo para elaboração de projetos específicos que possam abranger demais áreas que possuem um grande potencial cultural em nosso município.

2) O que vai melhorar com o novo espaço?

O espaço da Casa de Cultura São Pedro está sendo reativado, pois aqui antes já funcionava o Departamento de Cultura. Acredito que tendo um espaço específico que seja a Sede do Departamento de Cultura a própria população assim como os produtores culturais, artistas e demais interessados sabem até onde recorrer para tratar dos assuntos ligados a Cultura.

3) Quais os objetivos do Departamento para este ano?

Além de melhorar a infra-estrutura da Casa de Cultura, trazendo ainda mais segurança e conforto aos seus usuários, este departamento estará promovendo projetos culturais para a população.

Inicialmente faremos a reestruturação do Espaço Expositivo da Casa de Cultura que terá Edital de seleção lançado na próxima semana no site da prefeitura (www.saopedrodosul.rs.gov.br), onde Artistas, Designers, Entidades e público em geral podem inscrever propostas que serão selecionadas para o decorrer do ano de 2018, as exposições poderão ser visitadas diariamente.

Teremos ainda a programação em comemoração a Semana do Município, as festividades de Páscoa, ambos para o mês de Março, além de outros projetos que acontecerão mensalmente e que ainda estão sendo organizados.

O objetivo principal deste Departamento é proporcionar a população são-pedrense atividades socio-culturais que colaborem na construção da identidade de cada um a partir das relações com as pessoas e com o meio onde estão inseridos.

logomarca (1)

*O Departamento de Cultura fica na Rua XV de Novembro, 827, telefone (55) 3276-1773 e a tem horário de atendimento é das 8h às 12h pela parte da manhã e a tarde das 13h às 16h e está aberto a sugestões e visitas da comunidade em geral.